O Agiota



   Entrei no carro do motorista de Uber. Eu não tinha idéia do que estava para ouvir. Em geral, em dias que eu estava de bom humor, gostava de puxar conversa com os motoristas. Quase sempre dava uma troca de idéias legal. Mas naquele dia foi além de tudo o que eu podia imaginar. Pois bem, tudo começou quando percebi o sotaque dele.
   -Eu estou percebendo que o senhor tem um jeito diferente de falar! Se não se importa que eu pergunte, de onde o senhor vem?
   -Eu venho da Colômbia desde 2017!
   Achei aquilo o máximo! Eu tinha muitas coisas que queria perguntar sobre a Colômbia, a cultura, as comidas e se de fato as pessoas desenvolvem poderes aleatórios aos cinco anos lá! Mas antes de tudo, havia uma curiosidade maior que todas: A minha cidade é um pedaço de terra desimportante no meio de São Paulo próximo de onde Judas perdeu as botas. E não é possível que o cara saiu de cidades importantes mundialmente como Medellin e Bogotá imaginando construir uma vida melhor logo aqui! Geralmente quando um estrangeiro quer vir para o Brasil o foco dele é o Rio de Janeiro que ele acha que é como nas novelas da globo, mas só vai ser se ele morar no Leblon, onde as balas perdidas não chegam!
   -Que mal pergunte, como foi que o senhor veio parar aqui no Brasil, no meio de São Paulo?
   -Então, na verdade eu fui trazido - Leia-se Tráfico de Pessoas. - Para trabalhar como agiota no Rio de Janeiro!
   Bastou aquela frase para tudo ficar confuso na minha cabeça. Primeiro que quando alguém é levado para trabalhar em outro país, esse trabalho geralmente envolve a bunda! E a segunda é a mesma do caro leitor:
   -Eu espero que agiota em Colômbia signifique outra coisa!
   -O que você acha que significa?
   Comecei a rezar na minha cabeça naquele momento.
   -São pessoas que emprestam dinheiro e quando não são pagas cobram de forma... Violenta?
   -Ah, não! - Ele quase riu. - Isso não é verdade! Esse conceito é muito antiquado, mas eles deixam que as pessoas pensem assim porque é bom para os negócios! Mas não, a gente não faz isso!
   -E como o senhor se tornou Uber? Eu imagino que como agiota ganhava mais, não?
   -Teve um dia que a gente teve que tirar a televisão de uma senhora idosa, aí eu não aguentei e pedi para sair!
   O que ele teria achado se realmente o lance fosse sobre quebrar as pernas de alguém? Mas enfim, nessa hora chegamos em minha casa, eu agradeci, paguei e desci. La no fundo querendo que ele tenha exagerado na história. Apesar da comicidade da situação, é bem triste se ele tiver sido mesmo enganado para trabalhar no Brasil e agora não tenha mais como voltar, então, toda boa sorte do mundo para ele!

______________________
   O blog está de volta! Precisamos reorganizar tudo para poder voltar com o blog, porque realmente estava dificil, trabalhando muito e tudo o mais! Mas, o ano em que estamos prestes a completar oito anos de blog, o ano do infinito, definitivamente não é o ano de parar! Bem vindos a temporada 2024!
.

Postar um comentário

0 Comentários