Sobre ouvir Podcasts na rua!


   Foi mais ou menos há uns sete anos que eu aprendi a amar o maravilhoso mundo dos podcasts quando um site que eu acompanhava começou o seu próprio e eu caí muito de pára-quedas nisso. Nunca tinha sequer começado a imaginar que dava para fazer isso: Um programa de rádio para lançar por episódios. Ainda mais sem uma plataforma própria para esse conteúdo que incentivasse criadores, como o youtube faz com os vídeos. Por sinal, Deus livre os podcasts de ganhar a organização do youtube atual!
   Há uns dois meses eu voltei a ouvir alguns episódios de podcasts antigos quando faço caminhada durante a tarde. Eu faço caminhada do jeito mais anti-normal que alguém pode fazer: No horário que eu quiser, com a roupa que eu tiver e com meu chinelo de dedo e fone de ouvido pelo tempo que eu achar melhor (geralmente uma hora). Porque eu só quero caminhar e manter a saúde, mais nada! Não é para malhar, ganhar músculo na perna, ficar fitness ou seja lá o que for, é só porque eu gosto de caminhar, me faz bem! É outras das minhas manias, do meu incansável espírito de velho! E se for fazer da maneira especificamente recomendada (tênis próprio de corrida, camiseta de corrida e outras coisas mais que me indicaram) eu vou falir, e aí correr não vai ser a única coisa que vou fazer na rua!.
   O negócio é que, como tudo na vida, a coisa também começou a apresentar seus problemas.
Os podcasts que costumo ouvir nessas caminhadas geralmente são de humor sobre coisas cotidianas, mais ou menos o mesmo conteúdo que "tento" fazer aqui. E eu faço caminhada no estacionamento de um aeroporto (que tem como se fosse uma estrada que gira em volta das vagas e passa pela entrada do prédio) que ainda não começou a funcionar, mas é aberto para quem quiser ir lá fazer caminhada, passar tempo com os filhos, fazer piquenique, etc... E eu sempre passo por muitas pessoas no caminho e durante a caminhada por lá, onde fico dando voltas até me dar por satisfeito ou o podcast acabar (quase sempre o segundo). E o que sempre acontece é a seguinte seqüência:

   1. Passo por um fulano.

   2. Olho para ele por um segundo para ver se é um conhecido, como todo mundo faz.

   3. Alguém no podcast conta uma piada que me obriga a segurar o riso.

   4. A pessoa acha que é com ela e me olha estranho.

   5. Eu disfarço e sigo andando pedindo a Deus para ela me perdoar. Ou pelo menos não me agredir.

   Hoje aconteceu algo assim. Eu estava subindo para o aeroporto quando passo por uma casa. Tem uma tia, mais uns dois ou três sujeitos e sujeitas e um moleque em frente a casa conversando na calçada. E o que estava tocando vindo de dentro da casa era uma música gravada tipo aquelas fitas cassete gravadas em baixa qualidade com sertanejos bem genéricos da época que o Sérgio Reis ainda não tinha cabelo branco, só que era algo parecido com um pagode cantado por uma dessas duplas. E quando eu olhei para dentro da casa, certamente foi com um olhar de "o que é que tá acontecendo?". Nessa hora, não sei o que pensaram, mas a velha virou para o neto e falou em voz baixa, mas que pude ouvir "entra". Segui andando. Por alguma razão, devem ter achado que o olhar era para eles e que eu ia fazer alguma coisa. E eu saí de perto antes que o podcast no fone de ouvido me fizesse rir, o que só ia melar mais ainda a situação.
   Sem mencionar que é batata, se você faz isso, todo mundo vai automaticamente desconsiderar o fone nos seus ouvidos e vai achar que você está rindo sem motivo por algum tipo de problemas mentais ou qualquer coisa que o valha, a não ser que você vá com um enorme headset nos ouvidos. Aí vão concluir que você tem problemas mentais por sair na rua com um trambolho daqueles. Então não tem saída, quando você sai de casa para caminhar ouvindo podcast, você vai aos poucos destruindo sua imagem para os ilustres desconhecidos de sempre do seu bairro ou de onde você caminha. Por outro lado, vale a pena. Minha saúde tanto mental quanto física vem agradecendo muito por sacrificar a social!

   -----------------
   Primeiro post da temporada 2019! Espero que todos vocês tenham tido um fim de ano mais que excelente e tenham comido bastante, e depois no foco nas histórias especiais de natal, estamos de volta com os posts normais ironizando a vida que vocês tanto gostam e que fez esse blog! Não se preocupem, eles não vão parar! Eu não vivo sem ironizar!