Queima a Fita #04: Timmy Fiasco


   Fui assistir recentemente o filme Timmy Fiasco, uma das novidades do catálogo do Disney+ no Brasil! Um filme baseado em um livro infantil de mesmo nome muito popular nos Estados Unidos!
   Nele, Timmy Fiasco (e esse é realmente o sobrenome dele) é um garoto de onze anos que acredita que realmente é um detetive e inclusive tem uma agencia no sotão. Detalhe que o uniforme é um cachecol vermelho (não importa que esteja 40 graus lá fora!). E o filma gira em torno dele investigando os "russos", um grupo de barbudos que leva suas vidas normalmente. Ele tem um ajudante que, ao contrário do filme, o livro não deixa claro que é apenas um amigo imaginário: O urso polar Total!
   Só que o trailer dá a entender que é uma comédia infantil, mas na verdade, apesar de algumas piadas recorrentes, o filme tem um pano de fundo, pelo menos como eu vejo, triste! Primeiro porque (e isso está inclusive na Wikipedia do filme) o urso polar tem um papel de substituir o pai que o abandonou! É um mecanismo do garoto para suportar!
   Mas isso na verdade é o começo! A agencia de detetives, os "casos" que ele pensa que resolve, tudo isso são na verdade mecanismos para suportar a vida dificil, a falta de dinheiro, o abandono do pai, a solidão da mãe que ele percebe, embora finja que não. Tanto que em dado momento do filme ele é forçado a largar tudo isso, e entra num estado que remete muito a uma depressão profunda.
   E eu sei que normalmente eu deveria estar fazendo piada, chamando ele de esquisofrênico, qualquer coisa assim, mas simplesmente não dá! O filme dialoga muito com as crianças pela imaginação fertil do garoto e ao mesmo tempo com os adultos pela realidade dramática que é apresentada ao fundo!
   E a coisa fica mais visível o quanto é séria quando, na sefunda metade do filme o psicologo da escola começa a incentivar aquela "maneira de encarar o mundo" que o Timmy tem nessa fase de depressão que ele tem.
   Então eu sinceramente não sei qual o objetivo de tudo isso. Não sei se a coisa é complexa demais para mim e eu que não estou entendendo ou o que seja. Só sei de uma coisa:
   Errar é Humano!

.

Postar um comentário

0 Comentários