Herois da Vida Real #06: O Capitão Jovem Corporativo


   Eu já falo aqui há mais de cinco anos o quanto jovem é um bicho insuportável que poderia simolesmente ser extinto da face da terra. Se todas as pessoas entre doze e vinte e cinco anos num belo dia de sol simplesmente desaparecessem da face da terra a maioria dos problemas da humanidade desapareceriam juntos! Não a toa é nessa faixa de idade que surgem a extensa maioria dos psicopatas e serial killers!
   Mas hoje eu queria falar de uma subespécie não muito catalogada que é o jovem no trabalho. Ele tem menos experiência que você, as vezes começou literalmente ontem, mas ele sabe fazer o seu trabalho (dentro da cabecinha dele) inclusive melhor do que você. E ele simplesmente não suporta a menor sugestão de que ele pode, quem sabe, ter cometido um deslize.
   Ele se acha a última bolacha do pacote porque ele viu em algum vídeo de coach que ele é jovem e por isso é a cara dos novos tempos e símbolo de renovação do ambiente profissional. Sim, na cabeça dele a oropaganda fala sério quando diz que o mundo é dos jovens (se fosse, a humanidade já estava extinta). É claro, vai chegar o momento em que ele vai passar pelas questôes mais difíceis da profissão e vai passar chorando porque achar que tudo é mole e que não precisa ouvir ninguém vai acabar sendo a ruína dele.
   E não tente apelar para o chefe, primeiro porque chefes em geral são tão insuportáveis quanto, e mesmo se você tiver certeza que o chefe não está saindo com ele, ainda assim ele vai te estigmatizar como "o chefe te protege" ou "te trata como coitadinho"!
   Aí só resta lembrar que já dizia o sábio: O segredo de ser feliz é se manter bem pleno fazendo o seu trabalho e deixar todo mundo a sua volta se f#der sozinho. E vai chegar um dia, considerando que nem você e nem ele peçam demissão ou sejam despedidos até lá, que ele vai ganhar experiência, vai amadurecer e aí, vai ganhar o seu jovem insuportável de estimação e você vai ver que essa é nada mais que a versão corporativa do ciclo sem fim do rei leão, e você é o Zazu, o subalterno do rei que ninguém se importa, tentando controlar o novato que quer mais é ser rei!

.

Postar um comentário

0 Comentários