IA Comanda #02: Como sobreviver a reuniões Remotas


   E hoje nós estamos de volta com aquela série onde deixamos que o Chat GPT decida sobre o que será o post da vez e aí tentamos improvisar e escrever qualquer coisa que vier a mente. E a escolha dele hoje é:


   No meu trabalho, justamente por ser impossível de fazer remotamente, nós nunca precisamos fazer reuniões remotas. Até porque a maioria de nós não aguenta olhar na cara um do outro nem presencialmente, imagina na internet!
   Então eu nem imagino o que deve ser precisar encarar o chefe quando você está no conforto do seu lar, com seus trapinhos confortáveis de ficar em casa, e do nada recebe uma ligação intimando marcando para dali a pouco!
   Eu já vi casos de pessoas que usam um terno apenas da cintura para cima, e isso é uma coisa que eu claramente faria em se tratando da minha casa, e digo mais: Sabe lá se eu ia me dar ao trabalho de usar cueca! Só colocar o paletó e a gravata (que quando usei na festa junina foi uma vida para conseguir amarrar direito!) já foi muita coisa!
   E reuniões por videochamada ainda tem uma outra problemática. A pessoa pode tranquilamente se mutar enquanto você fala e simplesmente dar um sorrisinho fingindo que presta atenção enquanto você tem o trabalho hercúleo de deixar a vergonha de lado e falar na frente de todos, na câmera, sobre o projeto! E podem acreditar, em qualquer empresa, qualquer uma, sempre vai ter um animal para te fazer de palhaço!
   E o duro é que esse palhaço tá certo: No fundo, talvez com excessão do chefe (e é bem óbvio porque eu disse "talvez") ninguém quer estar lá! A bem da verdade ninguém quer nem estar no trabalho! Por isso tanta gente milita hoje em favor do Home Office mas ninguém milita em favor do Zoom, ainda mais quando a maioria das reuniões poderia simplesmente ter sido resolvida com um ou dois e-mails que eu não preciso botar roupa para ler ou uma troca rápida de mensagens no celular que eu posso acompanhar até enquanto cago!
   Agora, vocês já pararam para pensar o quanto essas reuniões subvertem a lógica de estar na sua casa quando você está nela e tem pessoas fora dela criando uma situação para você e para elas mesmas em que você não pode ser você mesmo e nem eles podem ser eles mesmos? Nas casas de vocês mesmos? Cadê que a CLT não prevê essas coisas?
   E além disso, a maior dificuldade que eu imagino que todo mundo deva ter para começar uma chamada de video as pressas: Virar um videomaker do nada para ajustar a luminosidade (para não parecer que tem um pedaço do sol na sua casa), encontrar um ambiente legal (o chefe não precisa saber que a miséria que ele paga não dá para reformas), se arrumar (não tem Photoshop para videochamadas, e ele não pode saber que em casa você não se preocupa em parecer bonito só para o seu cachorro) e preparar tudo, o que é um trabalho extra se parar para pensar! E ainda fazer a câmera focar (na minha época a gente resolvia problemas com a tecnologia na p#rrada, hoje é mais complicado)! De novo, alô CLT!
   Num próximo post vocês vão ver que grupo de whatsapp no trabalho também podem ser desgastantes e uma loucura tanto quanto!

.

Postar um comentário

0 Comentários