Sobre usar óculos!


   Terei de usar óculos a partir da semana que vem. Fui hoje fazer a encomenda. Fiz a proeza de desenvolver a miopia na terceira idade, aos vinte e seis anos, mas com meus dois pais tendo miopia, com esse maravilhoso fator genético (que é a única coisa relevante que pai pobre deixa, além de valores) era questão de tempo até a desgraça me alcançar. Eu vou escrever dois textos sobre isso aqui, sendo que o próximo será algum tempo depois de usar óculos. Já que esse foi o presente que papai noel me trouxe mais cedo esse ano, então vai ter que servir pelo menos para gerar algumas views aqui no blog.
   Na verdade, eu quis usar óculos por muito tempo. Isso porque eu sempre fui nerd, de verdade, sempre gostei de estudar e de ler, tanto que me tornei professor e escritor. Já houveram réveillons que eu virei lendo na adolescência. Bem, ainda é melhor que o show da virada. Mas eu tinha a impressão de que as pessoas, depois que eu fiquei mais velho, pararam de me respeitar como nerd porque, mesmo forçando a vista para perto a rodo a vida inteira, a minha visão ainda era excelente, o que para um nerd simplesmente não bate. Que nerd vocês conhecem que não usa óculos?
   Aí eu cheguei a pensar até mesmo em comprar algum óculos sem grau, o que inclusive é até relativamente barato (se você não fizer questão de um material que dure mais que dois dias e uma lente que não embace com a respiração de quem tiver na sua frente). Só que justamente nessa época o funk se apossou dos óculos sem grau e tornou isso uma moda tão ridícula e frustrante quanto a gravatinha borboleta. Nessa época, usar um óculos me faria parecer tão nerd quanto o Alexandre Frota. Pior que ele usa óculos hoje e o máximo que ele parece... É velho!
   E desse ponto em diante eu realmente desencanei por bastante tempo dos óculos. Por sinal, foi a única vez na vida em que eu quis usar alguma coisa por alguma razão que tivesse a ver com identidade. No mais, eu nunca tive essas crises de adolescente. Ok, mentira, eu pintei o cabelo de vermelho duas vezes. E se você viu minha foto lá no "Eu e o Blog", você sabe que isso foi tão boa ideia quanto eleger o Bolsonaro. Mas eu era adolescente, perdoem-me.
   Mas aí, depois de fazer faculdade, eu descobri porque eu não era bem visto como nerd nem na minha casa. E não era por causa dos óculos ou por não andar com roupa social e ser mais feio que o de costume para eles. É porque eu sou um nerd de humanas. Exatamente, é só por isso mesmo. Eu não manjo de física quântica, integradas, nada. Quer dizer, apenas o suficiente, que já é bastante coisa em relação as pessoas normais, mas ainda assim, eu não sou de exatas e sou tretado com as biológicas desde que discuti com um professor na faculdade sobre como os conceitos de peso e massa podiam ser diferentes se ambos dependiam da gravidade para ser medidos. Spoiler: Ele era de humanas também.
   E convenhamos que no Brasil não se respeita nem especialistas e profissionais de áreas de humanas (a não ser o advogado quando seu rabo depende dele) quanto mais os nerds na escola. Você entender bem de geopolítica ou mandar bem no português e ter um bom vocabulário te ajuda no máximo a ser zoado e ganhar um cuecão ou ser preso no armário dependendo do lugar. Mas ninguém jamais mexe com o moleque de exatas. Melhor ser amigo dele, vai que vira o próximo Bill Gates!
   Mas aí, quando eu finalmente tinha superado a ideia de que óculos não ia me trazer nada do que eu esperava porque eu era de humanas e não existe cura para isso, o gene da minha família me pegou. E não sei se o pior é precisar usar depois de levar anos para desencanar disso, ou ouvir do oculista, num tom de voz como se usar óculos fosse a sétima maravilha do mundo, que metade da população em algum momento da vida precisa usar óculos, inclusive crianças. Tipo, legal, acabo de me tornar igual a metade da humanidade depois de anos torrando meu próprio saco para ser visto diferente.
   Mas uma coisa me aquece o coração: A mãe dele me comparou com Clark Kent! (Eu sei que foi só para me fazer escolher logo o óculos, mas não precisa acabar com a minha alegria!)
   E, a partir da semana que vem, estarei finalmente usando óculos e provavelmente serei mais visto como um nerd. Até me perguntarem coisas confusas sobre astrofísica e fontes true type ou me chamarem para jogar xadrez. Aí eu vou olhar para trás e me perguntar o que eu tava pensando da vida em querer usar óculos anos trás e lamentar, que por sinal é o que eu mais tenho feito ultimamente!

   ---------
   O texto dessa semana está saindo hoje excepcionalmente no sábado, e não na sexta feira, como de praxe porque andei ocupado nos últimos dias, e também, esse tema era melhor escrever depois de encomenda-los, já tendo uma imagem de como eu vou ficar quando eles chegarem!
.