Pete e Pequenos Americanos: Especial de Natal - 5 de 6


   -Então, bem, esse é meu quarto agora, Pete! - Avisei, quando entramos no meu quarto de hóspedes, depois de nós quatro escovarmos os dentes e eu colocar os meninos Cooper para dormir.
   Não sei o que teria mudado em Pete depois que eu fui embora, após ficar longe todos aqueles meses de mim, com outra babá. Não sei até que ponto ainda poderia ver o mesmo Pete de antes nele, ou esperar o mesmo sentimento.
   -Pete. Você... Está chateado porque eu estou cuidando de outra criança agora?
   -Não. Eu sei que brigaram com você.
   -Não brigamos. A gente evitou uma briga. Uma briga grande e chata que você não merecia ter que assistir. Mas você está feliz agora, não é?
   -Sim, eu encontrei você! - Sorriu.
   -Não, Pete! - Coloquei ele na cama e o cobri. - Quero dizer, com a nova babá que está cuidando de você! Ela é legal, não é?
   -Sim, mas... Não é igual!
   -E não seria se fosse eu, Pete, porque o mundo é assim, ele muda o tempo todo! E a gente tem que se adaptar para ser feliz! Nem sempre é fácil! Mas sabe o que é legal? É que eu sei que, não importa quanto tempo passar, você ainda vai ser meu amigão, não é?
   -É claro! - Abraçou-me. - E você também!
   -Com certeza! E a gente vai aproveitar ao máximo esse tempo juntos, tá bom?
   -Ta bom! - Prometeu-me. - Foi a última coisa antes de eu apagar a luz, me deitar no colchão no chão e dormirmos. O dia seguinte certamente deixaria várias surpresas esperando por nós, e o dia com certeza seria especial.

   * * *
   E no dia seguinte estávamos eu e os meninos no Macy's Santaland, que era basicamente a terra maravilhosa e mágica do Papai Noel. Eram um enorme parque de exposição cheio de árvores de natal, luzes coloridas, jardins com enfeites de todos os tipos e, em algum lugar, o papai noel devia estar nos esperando. Naquele momento, logo na entrada, caminhávamos em fila por uma estrada estreita com jardins de neve dos dois lados, uma música ambiente de piano, e várias árvores de natal e robôs imitando renas quase que perfeitamente andando por ali.
   -Olha isso que incrível! - Avisei.
   -Olha aquela árvore enorme! - Disse Ollie.
   -A neve parece de verdade! - Noah se espantou.
   -E olha a rena andando com o Pete montado nela! - Eu ri, de nervoso. - Esperem aqui!
   Atravessei a cerca que protegia e fui até ele. Pelo menos eram robôs, não tinha como se assustarem com a minha presença. Me aproximei da rena do Pete e comecei a segui-la.
   -O que você tá fazendo?
   -Ele é mansinho!
   -Ele é um robô, Pete! E não é para ser cavalgado, é só para ser visto!
   -Ah, é? Eu queria ver se fazia ele voar!
   O tempo passa, ele cresce um pouquinho, e mesmo assim continua me surpreendendo. Não tem uma explicação para isso, é simplesmente o Pete. Tirei ele de cima do bicho nos meus braços.
   -Senhor, não pode entrar aí com filhos! Saia imediatamente ou será expulso pela segurança! - Uma funcionária nos observava. Ainda não acredito que ela só chegou naquela hora.

   * * *
   O lance do dia foi evitar de tirar os olhos do Pete e não deixar ele colocar as mãos nas coisas. Ollie e Noah já tinham vindo há muitos anos, e mesmo maravilhados em voltar, estavam bem mais tranquilos, mas Pete vinha pela primeira vez e tudo era novo e excitante, o que eu entendia perfeitamente.
   -Você quer abraçar os pinguins? - Disse, ao final do corredor com mini-cidades e mini-trens correndo em volta delas com luzes coloridas. Havia ali bonecos de pinguins "brincando" sobre um monte de neve.
   -Não pode?
   -Não, se não você vai esquentar eles e eles vão morrer!
   Então, Noah aproximou-se e começou a fazer carinho no alto da cabeça de um deles com os dedos. Não tinha entendido nada do que Pete e eu falamos em português, então sei que foi espontâneo. Era o lado sensível dele.
   -Eles são bonitinhos! - Sorriu.
   -Porque ele pode? - Pete me olhou, com cara de deboche.
   -Não entendi o que ele disse, mas acho que ele te pegou! - Disse Ollie, em Inglês.
   -Porque não vai ver se consegue pegar uma das duendes, Ollie? - Provoquei, me referindo a alguns jovens de vinte e poucos anos que trabalhavam ali como duendes do papai noel, guiando as pessoas.
   -São todas velhas, eu tenho padrões!

* * *
   E depois de Noah e Pete brincarem muito em um piano gigante no chão, achando que estão fazendo música um com o outro, encontramos o papai noel, em um espaço que poderíamos tirar fotos e fazer os pedidos. O homem deu sua risada clássica. Mandei Noah primeiro. Papai noel carinhosamente o abraçou, perguntou se tinha sido um bom menino e o que ia querer. Pediu uma nova cesta de basquete para jogar na área externa, porque a anterior tinha quebrado a alguns meses. Provavelmente antes de eu chegar, porque eu nem sabia disso. Tadinho, podia ter pedido qualquer coisa, mas queria algo até bastante simples. Propus a mim mesmo: Ele teria isso e mais alguma lembrancinha debaixo da árvore com certeza!
   Então, foi a vez do Pete.
   -Senhor Noel!* - Avisei, em inglês. - Ele ainda não fala bem o inglês, então traduzirei o senhor para ele!
   -Tudo bem, meu filho! - Virou-se para o Pete. - Então, você foi um bom menino?
   -Ele quer saber se você foi um bom menino, Pete! - Avisei.
   -Não sei, mas eu jogo bem futebol e sei desenhar! Isso ajuda?
   -Ele foi, senhor Noel!
   -Parece ser muito bonzinho mesmo! - Sorriu o velho. - E o que você vai querer do papai noel?
   -Que presente você quer, Pete?
   -Eu queria uma rena daquelas que tem lá atrás!
   -Cuecas! - Traduzi.
   -Que menino humilde! Papai noel vai providenciar e deixar na sua árvore na noite de natal, tá bom? Adorei conhecer você! Próximo, por favor!
   E isso tudo foi só uma parte desse dia. Ainda saímos para almoçar depois, e a nossa próxima parada sim revelaria muito mais surpresas, e, é claro, Pete conseguiu por algum tempo levar o Noah para o mal caminho. O grande lance é que o tempo praticamente não existia perto desses meninos. Existia apenas a alegria que me davam. E aquele natal me recordava de que eu realmente tinha escolhido a profissão certa.

-----
*Nessa última cena, para evitar de confundir alguns leitores, deixo em itálico para indicar o que foi dito em inglês.




Uma das imagens do Macy's Santaland! E mais ou menos
por aí que ficam as renas robôs!

Também existem lá exposições diversas de cenários como
esses, visto que é a terra do papai noel!

 Episódios anteriores:
   Parte 1
   Parte 2

   Parte 3
   Parte 4
   Parte 5
   Parte Final
.