Sobre usar óculos #2: Os primeiros dias


   Fui ao final da tarde de terça feira buscar os óculos. E eu vou contar uma coisa para vocês: Eu fiz uma pergunta em um grupo na internet a respeito, e uma das coisas que mais me disseram lá é que quando eu colocasse os óculos, eu veria o mundo em alta definição. Na verdade, eu achava que meu único problema era para ler placas de longe e saber para onde os ônibus vão antes que passem reto por mim. Mas na hora que coloquei os óculos foi que eu realmente percebi a parada real: Minha visão já estava uma desgraça! E eu não sei se é porque pobre se acostuma rápido com serviço meia boca que não tem porque ser diferente com o serviço do próprio corpo, ou por outra razão qualquer, mas eu nem tinha notado que estava vendo as coisas muito menos nítidas do que realmente eram. Foi quase uma perda de virgindade. Sem uma mulher envolvida. Infelizmente.
   Um dos lençóis da minha cama eu inclusive achava o desenho totalmente envelhecido sem vida, nem gostava dele. Até colocar os óculos. Foi quase a magia de trocar uma televisão velha por uma digital 4K e você pensa: Como é que eu nem notava o quanto isso era ruim? Mas essa é a parte boa, e é por isso que quase não tem piada até agora!
   O grande lance é que você não se acostuma do nada quando tem um trambolho na sua cara fazendo peso no seu rosto e uma armação na frente do seu olho que o cérebro ainda não aprendeu a eliminar como já faz com o nariz. E é engraçado porque, mesmo o óculos não pesando nada, você sente esse peso do mesmo jeito e volta e meia tem que ajeitar. É como se você tivesse que viver o tempo todo com um capacete sem razão nenhuma, como quando você anda de moto, o incômodo consegue ser praticamente o mesmo. E se o grau de um olho for muito diferente do outro, como é meu caso, você perde totalmente a noção de distância das coisas, então é uma batalha e a vida parece como explorar uma nova terra e você tem que ter cuidado. Acho que Buzz Aldrin e Neil Armstrong devem ter se sentido assim quando colocou os pés na lua.
   Eu estou usando o óculos já há três dias. Considerando todos os efeitos que acabei de citar, posso dizer que é a melhor droga que já usei. Não que eu tivesse usado muitas na vida, na real nunca usei nenhuma das ilícitas e a maioria esmagadora das lícitas. Mas agora o efeito de desorientação do álcool eu já tenho uma idéia!
   Agora, reconheço que tenho sorte em não ser mulher. Numa sociedade como a que temos hoje, quando uma garota do nada põe óculos, principalmente se for bonita, ela será automaticamente comparada a uma secretária de filme pornô. E uma vez arrisquei minha pele de fazer essa piada com minha prima na frente do namorado dela. Curiosamente, ele concordou. Devem ter brigado muito na volta para casa. Esse sou eu, estragando relacionamentos desde 1992!
   Hoje também tive a minha primeira experiência de andar na chuva de óculos. Na verdade foi só um chuvisco, apenas uma amostra grátis do que sei que será um inferno, principalmente sem guarda chuva. Também já me contaram que tomar bebidas quentes, cozinhar, beijar e etc... Serão uma questão de jogo de cintura! Estou me preparando psicologicamente!
   Mas, enfim, consegui o que queria anos antes. Pareço um nerd. Não que essa ainda fosse uma prioridade.


.